21 de agosto de 2010

Super Notícia - Xbox Live no Brasil

Rede online do Xbox 360 finalmente chegará ao país. Confira todos os detalhes de como ela funcionará


Após quase três anos de insistência, o jogador brasileiro finalmente terá sua própria Xbox Live. Nada mais justo, afinal de contas, entre os países sem Live oficial, o Brasil tem o maior número de inscritos. Mas, para alegria desse público sedento, a Microsoft liberou detalhes que você acompanha abaixo, e solta a melhor notícia: a Live brasileira chega ainda em 2010.

MÚSICAS E VÍDEOS
Você gosta de passear pela biblioteca de filmes e videoclipes da Live americana e torcer para que, por algum motivo desconhecido, ela permita que você compre ou alugue o conteúdo? Então, não crie muitas expectativas para a Live nacional. Como já era de se esperar, conteúdo de vídeo e música não estarão disponíveis de começo na Xbox Live. Claro que a Microsoft adoraria colocar uma loja com venda e aluguel de conteúdo localizado, mas, para isso, precisaria arrumar uma parceria forte nesse segmento no Brasil.
Pensamos e não conseguimos lembrar de muitas empresas que pudessem encarar um desafio como esse. Serviços como o Netflix são uma realidade distante do Brasil, pelo menos por enquanto. Para permitir o download de uma série como “Os Simpsons”, por exemplo, a Microsoft precisaria trabalhar com a liberação da Warner americana e com a Rede Globo, dona dos direitos nacionais. Da mesma forma, outros seriados da própria Warner foram comprados por outras emissoras. Entendeu o tamanho do problema?
Por conta disso, dificilmente teremos esse tipo de conteúdo na nossa Live. Mas, quem sabe alguma empresa nacional não arrisca e começa –mesmo que aos poucos –a investir nesse mercado? Atualmente, empresas que já trabalham com um formato similar são a loja online da Saraiva e a NetMovies. Fica a dica, Microsoft.
JOGOS VIA DOWNLOAD
Essa talvez seja a grande carta na manga da Live brasileira para atrair todos os usuários: será possível fazer download de jogos da Live Arcade e Games on Demand. Ou seja, se você quiser comprar “Halo Wars” sem precisar esperar o disco chegar ou ir à loja, basta comprar no próprio Xbox e aguardar apenas o download.
Os preços precisam ser competitivos, claro, mas como isso não vai envolver nenhuma transportadora e– acreditamos –impostos, esperamos preços muito parecidos aos oferecidos lá fora. Esse, aliás, é um dos compromissos da Microsoft Brasil: conseguir trazer preços competitivos com o mercado paralelo.
Com isso confirmado, muito provavelmente o serviço Xbox Originals também estará disponível, assim como o download de conteúdo Mature (restrição etária correspondente ao nosso '18 anos'), como “Doom” e os mapas de “Gears of War”. Sim, até que enfim poderemos jogar os novos mapas do Gears sem precisar aprender como fazer uma VPN e correr o risco de zoar toda a rede de casa.
Além disso, o serviço de demonstrações continuará idêntico ao que temos agora. Saiu uma demo nova nos Estados Unidos, não precisaremos esperar para tê-la aqui. Ou pelo menos é isso que a Microsoft promete.
PAGAMENTO
Essa é a barreira final que será derrubada para permitir que todos possam desfrutar dos recursos da Live. Como é feita a assinatura da Live e aquisição de pontos atualmente? Em boa parte dos casos, são comprados cartões de pontos e de assinatura de lojas online. Só que como toda transação eletrônica, é preciso esperar a confirmação do pagamento, envio do código etc. A promessa da Microsoft é permitir que você pague diretamente no Xbox com seu cartão de crédito. Ou seja, quando seus amigos forem na sua casa jogar “Rock Band” e perguntarem se você tem uma música que ainda não comprou, basta adicionar os pontos rapidamente e fazer o download.
Mesmo que ainda não 100% confirmada, essa opção de pagamento no console vai ser o motivo para muita gente que nunca comprou nada no Xbox fazer uma primeira aquisição. E como nós sabemos como a coisa funciona, podemos esperar um mercado promissor e um aumento significativo nas vendas de conteúdo online.
Em contrapartida, como acontece em outros países, isso vai gerar um bloqueio de códigos de cartões de outros países. Ou seja, o cartão de pontos americano não vai valer para a Live nacional e vice-versa.
CONTEÚDO NACIONAL
Se não podemos ter o novo clipe da Madonna e nem o último filme do Tim Burton, por que não termos um seriado nacional? Ou o último clipe do NX Zero? Antes que você solte o verbo contra nosso exemplo, perceba que esse é um mercado que pode ser muito bem explorado na Xbox Live nacional.
A Microsoft tem uma política de deixar a exploração de conteúdo liberada para cada região, o que daria a divisão brasileira liberdade para negociar com empresas nacionais para criar conteúdo. No lugar da Jessica Chobot, do site IGN, poderíamos ver algum apresentador nacional dando os destaques de conteúdo e produzindo pequenos programas. Seria muito bacana, não é mesmo?
E, pensando um pouco além, não seria uma ideia tão maluca acompanhar novelas pela Live. Afinal de contas, a Microsoft quer transformar o Xbox em um console para toda a família, certo? Claro que, até pelo formato, as novelas dificilmente seriam disponibilizadas na rede. Mas ainda esperamos por surpresas. Pelo menos, os programas de vídeo e podcasts precisam existir. Será que teremos nosso próprio “Major Nelson”?
MIGRAÇÃO DAS CONTAS
Se tem uma coisa que pode fazer a Live nacional não dar certo, é a migração de conta. Parece coisa simples, mas imagine você perder todos os seus pontos do gamescore, jogos da Live Arcade, músicas do “Rock Band”, pontos, meses restantes da assinatura da Live e todo conteúdo adquirido no marketplace. Você trocaria isso tudo para ter uma conta nacional? A resposta é óbvia e a Microsoft Brasil já demonstrou saber isso em várias ocasiões.
Os executivos da Microsoft sempre estiveram muito cientes da necessidade de se fazer uma migração de conta. Ainda não foi confirmado, mas certamente poderemos migrar nossas contas para uma nacional. Esse processo já aconteceu antes no México, quando eles ganharam a Live própria.
O único efeito colateral é que talvez seja necessário realizar o download de algumas coisas novamente –apenas o download, sem pagar nada. Isso pode causar algumas horas de trabalho, mas depois, as vantagens que apresentamos aqui nessa matéria –e outras, que esperamos que sejam anunciadas em breve – vão compensar.
Plataforma: _Xbox 360_
Categoria: _especiais_
Matéria originalmente publicada na Revista EGW.
Máteria Originalmente Editada por It4ch1 - The Legend
Obs: Guh agora sim você vai entrar na live sem medo .. se não eu te espanco =D

GALERA POR FAVOR COMENTEM =] .. NÃO VAI CAIR OS DEDOS !






Nenhum comentário: